Send Your CALL or Congress to fasticongressuum@gmail.com

CALL. 29.02.2016: II Congresso Internacional: O cavalo e o touro na pré-história e na história - Golegã ; Chamusca (Portugal)

24.02.2016

 

 

FECHA LÍMITE/DEADLINE/SCADENZA: 29/02/2016

 

FECHA CONGRESO/CONGRESS DATE/DATA CONGRESSO: 21-22-23-24-25/09/2016

 

LUGAR/LOCATION/LUOGO: (Golegã ; Chamusca, Portugal)

 

ORGANIZADOR/ORGANIZER/ORGANIZZATORE: Centro Português de Geo-História e Pré-História

 

INFO: web - registro / registration / registrazione online

 

CALL:

 

Após o I Congresso Internacional – O cavalo e o touro na Pré-história e na História, que teve lugar em maio de 2013 nas vilas de Golegã e Chamusca, o Centro Português de Geo-História e Pré-História está a organizar a segunda edição deste evento, juntamente com os municípios das vilas mencionadas, onde o congresso novamente terá lugar de 21 a 25 de setembro de 2016.

Tal como na primeira edição, cujas Atas estão em fase de edição, este Congresso pretende reunir, com o objetivo de partilhar conhecimentos, não só arqueólogos e historiadores de arte, mas também outros investigadores que abordam a mitologia, o uso militar do cavalo, as origens da domesticação, a evolução e a reprodução desses dois nobres animais, entre outros aspetos, além de, obviamente, a sua presença nas artes e na arqueologia. Na verdade, os dois aparecem profundamente retratados nas artes de diferentes culturas e civilizações, desde a Pré-história até hoje, em muitos exemplos de arte rupestre, cerâmica, escultura, mosaicos, moedas, arquitetura e pintura, entre outros casos.

O cavalo e o touro, que partilham um ramo comum da árvore de evolução dos mamíferos, são também, no tempo e no espaço, associados a várias mitologias, aparecendo mesmo com características divinas, entre alguns povos, como acontece com o boi Apis, no antigo Egito e os cavalos de Apollo na Grécia Clássica, para além de muitos outros exemplos.

O congresso é organizado em sessões gerais e em sessões temáticas, que são mais específicas, tendo lugar na Golegã, a capital portuguesa do cavalo e no município vizinho da Chamusca, onde estão estabelecidos os maiores criadores de touros.

Propostas de sessões podem ser enviadas à Comissão Organizadora com um título e um resumo não excedendo as 500 palavras.
As línguas oficiais do Congresso são o português, o espanhol e o inglês, mas serão aceites trabalhos em francês e italiano se eles tiverem um resumo numa das línguas oficiais.

Mais informações estarão disponíveis brevemente.


 

SESSÕES GERAIS
O cavalo na Pré-história e na Proto-história
O touro na Pré-história e na Proto-história
O cavalo e o touro nas Civilizações Pré-clássicas e Clássicas
O cavalo e o touro na Idade Média e na Idade Moderna

SESSÕES TEMÁTICAS
Evolução e Paleontologia: História da Evolução dos perissodáctilos e dos artiodáctilos
Mitologia e simbolismo do cavalo e do touro
Representação de cavalos e touros em moedas
Utilização militar do cavalo através dos tempos
Reprodução e utilização artística e desportiva do cavalo
Domesticação: bovídeos e equídeos durante o Holoceno
Domesticação de bovídeos e criação atual de touros
O cavalo e o touro nas artes plásticas
O cavalo e o touro na museologia

 

 

WEBSITE:
PT - http://www.i-m.co/cpgp/congresso/
EN - http://www.i-m.co/cpgp/congressHorseandBull/

Please reload

categorías / tags / categorie

Please reload

Fasti Congressuum is licensed under a Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional License
© 2014 by Fasti Congressuum. Proudly created by M. Cristina de la Escosura