Send your Call or Congress to fasticongressuum@gmail.com

O "Mythographus Homericus" 125 anos após Panzer: Dos escólios aos papiros e à era digital


Em 1892 Johannes Panzer defendeu, na sua dissertatio inauguralis, De Mythographo Homerico restituendo (Greiswald), a existência de um comentário mitográfico aos Poemas Homéricos silenciado pela tradição posterior que o teria integrado nos escólios, as anotações marginais dos manuscritos medievais. A descoberta de diferentes papiros com os mesmos textos, que encontramos num ramo da tradição de manuscritos do medievo, demonstrou a existência de tal obra. Com efeito, a descoberta deste texto abriu novas perspectivas nos estudos da recepção de Homero na Antiguidade, por revelar a existência de uma tipologia de comentários até então desconhecida, que altera algumas das ideias sobre como era a recepção e o estudo dos Poemas Homéricos na Antiguidade e sobre a importância e a inter-relação da Mitografia com estes estudos. O objectivo deste encontro é reunir os principais especialistas no tema, tanto no âmbito dos escólios homéricos como no âmbito da Papirologia, para tratar as premissas da edição crítica do Mythographus Homericus que está a ser preparada.

FECHA/ DATE/DATA: 16-17/11/2017

LUGAR/LOCATION/LUOGO: Sala D. Pedro V, Centro de Estudos Clássicos, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

ORGANIZADOR/ORGANIZER/ORGANIZZATORE: Nereida Villagra (CEC); Joan Pagès (UAB)

INFO: web

INSCRIPCIÓN/REGISTRATION/REGISTRAZIONE:

PROGRAMA/PROGRAM/PROGRAMMA: Aquí/here/qui

categorías / tags / categorie

Fasti Congressuum is licensed under a Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional License
© 2014 by Fasti Congressuum. Proudly created by M. Cristina de la Escosura