Send your Call or Congress to fasticongressuum@gmail.com

CALL. 01.07.2018: Viagem e Cosmopolitismo: Da Ilha ao Mundo - Funchal (Portugal)


go to CONGRESS

A Universidade da Madeira e a Universidade de Lisboa (Centro de Estudos Comparatistas - Projecto de Investigação “Viagem e Utopia”), em parceria com vários Centros de Investigação e Instituições, encontram-se a organizar o Colóquio Internacional “Viagem e Cosmopolitismo: da Ilha ao Mundo”, a decorrer na Universidade da Madeira, em 25 e 26 de Outubro de 2018. Pretende-se com esta iniciativa associar ao estudo da Viagem o do Cosmopolitismo, tendo em conta as relações inter e transculturais dos diversos saberes, que ultimamente se têm vindo a acentuar e impor à exploração do conhecimento no âmbito das Ciências Humanas e Sociais. O que permitirá a focagem de múltiplas questões: entre outras, as da herança cultural e da globalização da cultura, da pertença identitária, do efeito de (re)escritas de literaturas e de outras artes, numa ética de “reliance”, proposta por Edgar Morin, e das singularidades universalizantes, na perspectiva de Alain Badiou.

FECHA LÍMITE/DEADLINE/SCADENZA: 01/07/2018

FECHA CONGRESO/CONGRESS DATE/DATA CONGRESSO: 25-26/10/2018

LUGAR/LOCATION/LUOGO: Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)

ORGANIZADOR/ORGANIZER/ORGANIZZATORE: Alcina Sousa; Ana Isabel Moniz; Cristina Santos Pinheiro; Joaquim Pinheiro; Leonor Coelho

INFO: PDF [ENG] - PDF [PT] - web - viagem.cosmopolitismo2018@mail.uma.pt

CALL:

Num mundo cada vez mais desfigurado e em constante reconstrução, como se dá (e se deu) a ver o Homem e a sua geografia? Num mundo também constantemente atravessado por grandes movimentos migratórios, como se poderá (re)ver a concepção de exílio? Se este constitui agora, como defende Galin Tihanov, uma experiência associada à criatividade e/ou ao sofrimento, enquanto modo de conceber um novo cosmopolitismo numa sociedade que recria alteridades, como podem as Ciências Sociais e as Humanidades contribuir para um tal espelhamento, envolvendo o diálogo, a interrogação nas diversas vertentes e categorizações? Lançando-se nas múltiplas vias que a Comparação (ou Comparatismo?), a Relação e o Encontro permitem abrir num mundo em acelerada transformação, que em vez de anular fronteiras deverá antes interrogá-las, este Colóquio procura promover a reflexão e o debate sobre a Viagem e o Cosmopolitismo no conjunto das suas vertentes, onde se inclui a Utopia.

A Viagem que nos leva à(s) ilha(s), entre elas à da Madeira, cuja descoberta, há 600 anos, se comemora precisamente em 2018, leva-nos também da ilha ao mundo e a questionar a Utopia, em conflito (e simbiose?) com o desencanto.


Áreas Temáticas: 1. Viagem e Utopia 2. Periferias e Cosmopolitismo 3. Mobilidades: diálogos, identidades e conflitos 4. Património (i)material 5. Cosmopolitismo digital 6. Desterritorialização e exílio

Os interessados deverão submeter as propostas de comunicação através do sítio https://tinyurl.com/viagem-cosmopolitismo2018, até ao dia 1 de Julho de 2018. O valor da inscrição é de 65 euros, devendo o pagamento ser efectuado no prazo a indicar pela Comissão Organizadora. Nos casos em que o pagamento não for realizado dentro do prazo, o valor de inscrição passará a ser de 80 euros.

Publicação Os textos para publicação devem ser enviados até ao dia 31 de Dezembro à comissão organizadora deste Colóquio. Todos os textos serão submetidos a arbitragem científica, de acordo com as normas internacionais e seguidas pela revista da Associação Portuguesa de Literatura Comparada, Dedalus, que procederá à sua publicação. O não cumprimento das normas e dos prazos que o Conselho Editorial oportunamente irá divulgar, impedirá que os respectivos textos integrem o volume a publicar.

Línguas do Colóquio : Português, Inglês, Francês, Espanhol e Italiano


categorías / tags / categorie

Fasti Congressuum is licensed under a Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional License
© 2014 by Fasti Congressuum. Proudly created by M. Cristina de la Escosura